República Velha
INTRODUÇÃO
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava em crise, poisrepresentava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Era necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nasquestões políticas, econômicas e sociais. Foi então que em 15 de novembro de 1889, liderado por Marechal Deodoro da Fonseca com o apoio dos republicanos, assinou o manifesto proclamando a Repúblicano Brasil e instalando um governo provisório.
DESENVOLVIMENTO
A República Velha é o período entre a Proclamação da República (1889), e a eclosão da Revolução de 1930; costuma ser dividida doismomentos: a República da Espada e a República Oligárquica.
A República da Espada: envolve os governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. O período foimarcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta da Armada. A partir desse momento, as novas figuras daelite nacional assumiram um regime que só se demonstrava liberal no campo das teorias. Na prática, a violência e a exclusão contra as camadas populares perpetuaram uma série de vícios e desmandos queainda reverteram em nossa vida pública.
CONCLUSÃO:
Segundo alguns, a República Velha pode ser dividida em dois períodos: O primeiro período chamado República da Espada, de 1889 a 1898 onde o elemento militar e predoninante e o segundo período chamado República Oligárquica que durou de 1898 a 1930 onde havia a política dos governadores e das oligarquias- apoiadas em sua riqueza, mas também em uma estrutura política típica, desenvolvida pelas elites. Os trabalhadores eram explorados, tanto no campo como na cidade e ocorreram diversas rebeliões, abrindo caminho para Getúlio