Floresta Amazonica
A formação
A floresta sempre esteve em sua atual região, mas não tinha umidade para originar uma floresta tropical, tanto que o clima da região era árido. Mas com o tempo, entre 24 milhões de anos atrás, o mar ia invadindo a região e fez com que as características mudassem com o tempo. Não só fatores climáticos e relação entre espécie mudaram a forma da região, mas também, processos geológicos.
Os fatores regionais como a mudança climática não seria suficiente para a floresta se tornar tropical. Antigamente a bacia Amazônica era coberta por um lago. Com o choque da placa sul-americana com outra no Pacífico, os Andes levantaram-se e os rios começavam a aparecer. Com essas características da topografia avançando surgiram os planaltos, as planícies e as depressões.
A formação da Cordilheira dos Andes foi essencial para a formação da Floresta Amazônica. Depois desses processos a Amazônia começou a ter os processos de seleção, diferenciação e extinção de espécies.
Os primeiros habitantes da Amazônia foram os índios, com o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha concedeu aos espanhóis o direito de domínio do oeste da América do Sul, onde está localizada a floresta