República checa
República Checa
10ºzt1 Disciplina de Área de Integração Graças à sua localização, no ponto de encontro de várias culturas no coração da Europa, a República Checa tem uma grande quantidade e variedade de pontos históricos e culturais interessantes. É um país de grande importância cultural e histórica, um país onde monumentos históricos e cidades inteiras foram derrubados e incluídos na lista do Património Histórico Mundial.
A República Checa situa-se no centro da Europa e ocupa uma superfície de 78.866 km2. O seu território não tem mar por perto, ficando a 326 km do Mar Báltico e 322 km do Mar Adriático. Faz fronteira com a Alemanha, Polónia, Áustria e Eslováquia. O país tem uma população de 10,29 milhões de habitantes, concentrando-se uma boa parte (1,7 milhões) na capital Praga.
O pico mais elevado do país é o Monte Snezka com 1602 m. Os principais rios são o Elba, Labe, Morava, Oder e Vltava. A República Checa é maioritariamente um grande planalto (Boémia) cercado de montanhas (Morávias).
O país, anteriormente chamado Checoslováquia, separou-se da Eslováquia em 1993 após os acontecimentos que levaram à queda do Muro de Berlim. Actualmente a República Checa é um país moderno que prepara a sua adesão à União Europeia em 2004.
Polos de Interesse Turístico Polos de Interesse Turístico
A República Checa, e em particular a capital Praga, tornou-se um dos principais destinos turísticos na Europa. Outros altamente visitados incluem Karlštejn Castelo, Kutná Hora, Cesky Krumlov e Lednice.
A República Checa oferece áreas protegidas, como Bohemian Paradise (Český raj), Karst Bohemian (Cesky kras) e Nacional Šumava Parque. A paisagem caracteriza-se pela existência de castelos, cavernas e outros marcos. Na Boémia do Sul, as Montanhas Šumava contêm muitos trilhos para caminhadas e pistas de esqui. A reserva natural Rejvíz é um destino popular nas Montanhas Jeseníky.
Existem vários resorts de esqui localizados no norte da