Análise comparativa dos programas economia a e economia (cursos profissionais)
À LUZ DO LIVRO DE J.AZEVEDO - “O ENSINO SECUNDÁRIO NA EUROPA”
A) Os Cursos Científico-Humanísticos permitem obter o ensino secundário (12º ano), sendo o seu único objetivo o prosseguimento de estudos no ensino superior.
* No que concerne à disciplina de Economia A, esta possui uma vertente científica (promove o rigor científico), intelectual (estimula o desenvolvimento do raciocínio) e de compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas (desenvolve a capacidade de intervir de forma construtiva).
B) Os Cursos Profissionais permitem obter o ensino secundário (12º ano) e um diploma de qualificação profissional nível III.
* Facilitam o ingresso no mercado de trabalho.
“ É na capacidade de os sistemas de formação profissional articularem a formação e o trabalho que está, em grande parte, a possibilidade de os jovens adquirirem e aprofundarem as suas qualificações profissionais como processo contínuo ao longo da vida ativa.” de J. Azevedo em “O ensino secundário na europa” (2000:340).
* Não abdicam de uma formação geral de natureza cultural.
“A formação técnica e profissional prévia à entrada no mercado de emprego não deve ocupar-se da especialização, mas do desenvolvimento de uma sólida formação "geral".” de J. Azevedo em “O ensino secundário na europa” (2000:227).
* Relativamente à disciplina de Economia nos Cursos Profissionais esta possui uma dimensão instrumental (promove a compreensão dos contextos de trabalho dos futuros técnicos), técnica (desenvolve conhecimentos que facilitam a aprendizagem de competências vocacionais, orientadas para uma efetiva inserção no mundo do trabalho) e comportamental (promove um conjunto de saberes humanísticos que conduzem a uma cidadania