Republica Velha
A queda da monarquia brasileira. Pontos que acarretaram na queda da Monarquia no século XIX:
*A modernização da economia;
*o surto industrial;
*a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre e assalariado;
*o abolicionismo;
*o movimento republicano;
*os choques com a Igreja e;
*o Exército.
A proclamação da República.
No dia 14 de novembro de 1889 Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant rebelaram-se e na madrugada do dia 15, o marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando dos rebelados que marcharam em direção ao centro da cidade. Na tarde de 15 de novembro de 1889, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, José do Patrocínio declarava a proclamação da República. O movimento, elitista e que não contou com a participação popular, foi aplaudido e incentivado pela burguesia cafeicultora do Oeste Paulista, pois o ideal republicano envolvia a ideia de federação, ou seja, grande autonomia aos estados membros. Desta forma, a província de São Paulo ocuparia um lugar de destaque no Estado republicano, como se verá adiante.
República Velha (1889/ - 1930)
A República Velha está subdividida em dois períodos:
*República da Espada e;
*República Oligárquica.
A República da Espada (1891 - 1894)
Momento da consolidação das instituições republicanas onde o governo foi exercido por dois militares, devido o temor de uma reação monárquica. Os militares presidentes foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Governo de Deodoro da Fonseca (1889 – 1991)
O governo de Deodoro da Fonseca é dividido em dois momentos, o Governo Provisório e o Governo Constitucional.
Governo Provisório
Vai da Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889 até a elaboração da primeira constituição republicana promulgada em 24 de Fevereiro de 1891. Além da elaboração da Constituição de 1891, o governo provisório de Deodoro da Fonseca foi