SOCIOAMBIENTALISMO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES HUMANAS COM O MEIO AMBIENTE
Braga, Lana Carvalho
Costa, Gerinalva do Socorro Costa, Norma Cristina Vieira Ferreira, Geisa Bruna de Moura Maciel, Wanessa Rafaela Andrade
Portela, Joana D’arc dos Santos
Silva, Cleidiane Silva e Silva, Maria Lidia Carmo da
Resumo
O presente trabalho traduz um processo de investigação a respeito da concepção sobre uma área institucionalizada de demandas da política histórica e social do desenvolvimento sustentável, caracterizado pelas áreas de reservas extrativistas – RESEX destaca-se o desconhecimento por parte da população, do real sentido do que é reserva extrativista e qual a sua função, onde (80%) sabem o que é uma reserva extrativista, já (5%) não tem clareza sobre o conceito, no qual este vem enfatizar às dificuldades perante as atividades de sustentabilidades. Dentre os reais efeitos causados pelos problemas ambientais e que medidas estão sendo tomadas por parte do governo para amenizar este fato.
Palavras- chave: Sustentabilidade. Unidade de Conservação. Etnoconservação. Reserva Marinha Caeté Taperacú. Reserva Extrativista. Socioambientalismo. Educação ambiental.
Introdução
O presente artigo objetiva apontar as questões referentes ao meio ambiente, no qual, abordam-se os temas de educação ambiental, sustentabilidade, unidade de conservação e etnoconservação e reservas extrativistas.
Para compreender sobre essa área institucionalizada foi orientada na Disciplina de Educação e Meio ambiente, na turma de Pedagogia 2012, do Município de Bragança, neste sentido realizou-se um trabalho de pesquisa de campo tendo como publico universitários da universidade Federal do Pará, campus de Bragança. No qual foram entrevistados 20