Republica diminicana
1426 palavras
6 páginas
República Dominicana é um país que ocupa dois terços orientais da Ilha de São Domingos. O terço ocidental da ilha é ocupada pelo Haiti, portanto, a Ilha de São Domingos é compartilhada por dois países. Tanto pelo tamanho de área e pela quantidade populacional, faz da República Dominicana o segundo maior país do Caribe (atrás de Cuba), sua área é de 48 442 quilômetros quadrados e possui aproximadamente 10 milhões de habitantes.[4] Limita-se ao norte com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mar do Caribe, a leste com o Canal de Mona, que a separa de Porto Rico, e a oeste com a República do Haiti.Habitada por taínos desde o século VII, o país foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 e se tornou o local do primeiro assentamento europeu na América, denominado Santo Domingo, a capital do país. Em Santo Domingo está a Cidade Colonial, declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Após três séculos de dominação espanhola, francesa e haitiana, o país alcançou a independência em 1821, mas foi rapidamente tomada pelo Haiti, em 1822. Após a vitória na Guerra de Independência Dominicana, em 1844, os dominicanos travaram várias lutas, a maioria internas, bem como um breve retorno ao domínio espanhol (1861-1865). A ocupação dos Estados Unidos de 1916 até 1924, e posteriormente seis anos de prosperidade com o presidente Felipe Horacio Vásquez Lajara (1924-1930), foi seguido pela ditadura de Rafael Leonidas Trujillo Molina até 1961. A guerra civil de 1965 terminou com uma intervenção liderada pelos Estados Unidos, e foi seguida por vários períodos de governo de Joaquin Balaguer (1966-1978). Desde então, a República Dominicana tomou direção para a democracia representativa.
A República Dominicana tem a segunda maior economia caribenha.[8] Apesar de conhecida pela produção de açúcar, a economia é dominada pelos setor terciário. No entanto, o desemprego,[2] a corrupção e o serviço de abastecimento de energia elétrica permanece como grandes desafios para o país. Há também uma