Repteis
Sistema digestório
O sistema digestório dos cefalocordados é completo. A boca é filtradora, a faringe é dotada de fendas branquiais e o ânus é ventral e posterior.
Sistema respiratório
A respiração é principalmente cutânea, ocorre por difusão direta.
Sistema circulatório
A circulação é realizada através da ação contrátil dos vasos que rodeiam a faringe. A circulação é lenta e a pressão do sangue é muito baixa. O sangue é incolor, pois não possuem pigmentos respiratórios.
Sistema excretor
A excreção é realizada pelos protonefrídeos ou solenócitos que estão localizados na região dorsal da faringe.
Sistema nervoso
O sistema nervoso dos cefalocordados é representado por um tubo nervoso, onde está localizada a vesícula cerebral. Os órgãos sensoriais são escassos, por isso o encéfalo é rudimentar. Existem algumas células sensoriais nos cirros e na região bucal e uma pequena cavidade olfativa.
Reprodução
Os cefalocordados são dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento direto.
Cefalocordado - exemplo
O anfioxo é um cordado que possui a aparência perfeita de um pequeno peixe. Mede aproximadamente 5 cm, é achatado, possui coloração branca leitosa e pode ser encontrado entre os grãos de areia grossa de algumas praias brasileiras. A extremidade anterior não possui cabeça diferenciada. Nela destacam-se os chamados cirros bucais, uma espécie de “peneira” na região da boca cuja função é filtrar partículas de alimento contidas na água. Não possui apêndices locomotores, mas finas expansões, as chamadas nadadeiras dorsal, caudal e ventral, auxiliares na locomoção. Na região ventral encontram-se duas dobras, situadas uma de cada lado do corpo. O ânus abre-se próximo da extremidade posterior. Por transparência, vêm-se pacotes musculares segmentares, de cada lado do corpo, e na região ventral inferior vêm-se as gônadas.
O anfioxo é um animal filtrador. A água, contendo partículas alimentares e oxigênio,