Representação social
Unidade curricular: Enfermagem na Família
4º ano/1º semestre
Beja, 2010
APRECIAÇÃO FAMILIAR:
Aplicação prática dos instrumentos de apreciação familiar a uma família
INSTITUTO POLITÉCNICO SUPERIOR DE BEJA
ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE BEJA
Unidade Curricular: Enfermagem na Família
APRECIAÇÃO FAMILIAR: Aplicação prática dos instrumentos de apreciação familiar a uma família.
Beja, 2010
ÍNDICE
0. INTRODUÇÃO 1. INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DA FAMÍLIA a. GENOGRAMA DA FAMÍLIA LUTAS b. ECOMAPA DA FAMÍLIA LUTAS 2. APRECIAÇÃO DA FAMÍLIA LUTAS COM BASE NO MODELO DE CALGARY 3. CONCLUSÃO 4. BIBLIOGRAFIA
0. INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo houve um progresso e desenvolvimento contínuos na área de enfermagem da família. Os cuidados centrados na família são agora parte integrante na prática de enfermagem, pois a mesma tem o compromisso e obrigação de incluir as famílias nos cuidados de saúde. (Wright & Leahey, 2002:13)
A enfermagem da família é assim a base de todo o processo de enfermagem, é ela que acompanha as situações de saúde e doença das famílias ao longo do seu ciclo vital. Ou seja, o enfermeiro de família é o grande gestor da Saúde Familiar, potenciando e melhorando as capacidades de gestão da saúde do utente/família. O papel do enfermeiro de família passa por educar, no sentido de promover a saúde e avaliar e intervir nas famílias e nos seus elementos quer a nível da saúde quer a nível da doença.
Cada disciplina tem o seu próprio ponto de vista ou estrutura de referência para ver a família (Wright & Leahey, 2002:15), desta forma torna-se pertinente definir o conceito de família.
O conceito de família é um conceito muito complexo, tendo significados diferentes de pessoa para pessoa, de cultura para cultura. Segundo a CIPE (2005, p. 171), a família é um grupo de seres humanos vistos como uma unidade social ou um todo colectivo, composta por