Representação social do dentista
Foram entrevistados 4 pessoas adultas de faixas etárias q compreendem desde os 25 anos a 38 em que, duas utilizam o sistema único de saúde (SUS) e duas que utilizam atendimentos odontológicos particulares, foram perguntadas a respeito do que a figura do dentista representa para elas, tanto como pessoa, como o que pensam que esse profissional é em família, suas atividades em tempo livre e seu lazer. Foram também abordada questões de quesito profissional, onde foi perguntado o que os entrevistados, pensam em respeito ao trabalho e desenvolvimento da profissão de dentista, quais suas expectativas ao ir ao dentista e como ela pensam que deve ser esse profissional.
A seguir apresentaremos as entrevistas e no final discutiremos os achados.
ENTREVISTA n.o 01:
Esta entrevista foi realizada com J.L.S., 38 anos, do sexo feminino, empregada doméstica e usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive para atendimento pelo cirurgião-dentista (CD). Ela acrescentou nunca ter freqüentado uma clínica odontológica particular e por isso não ter experiência sobre esse tipo de serviço, mas acreditar ser bem melhor, tanto na parte de realização do serviço odontológico em si, quanto no acolhimento do paciente. Acreditamos que parte das opiniões expressas por J.L.S. seja influenciada por convivência prévia com um dentista e sua família, já que essa já trabalhou prestando serviços gerais de limpeza na casa de um.
1.Representação Social:
a) A imagem que a entrevistada relatou sobre a aparência física do Dentista foi de uma pessoa de meia idade, da raça branca, casada, com filhos, normalmente uma figura masculina e bastante séria, e que usa óculos. b) Familiarmente, ela vê o dentista como uma pessoa muito ocupada, sem muito tempo para dividir com a esposa ou os filhos, e por essa dedicação à profissão, mostra-se distante da família. c) Quanto à questão salarial ela acredita que o CD ganha um bom salário e tenha uma condição