Representação de Solidos
DISCIPLINA: Desenho Técnico
SÉRIE: 1 e 2 Semestre
Tema: Representação de Sólidos Geométricos
Marcos de Oliveira Guerra Quando uma figura geométrica tem pontos situados em diferentes planos, temos um sólido geométrico.
Analisando ilustração abaixo, observamos bem a diferença entre uma figura e um sólido geométrico.
Os sólidos geométricos têm três dimensões: comprimento, largura e altura. Embora existam infinitos sólidos geométricos, apenas alguns, que apresentam determinadas propriedades, são estudados pela geometria. Os sólidos estudados tem relação com as figuras planas.
Os sólidos geométricos são separados do resto do espaço por superfícies que os limitam.
Superfícies planas: Primas, o cubo, e as pirâmides.
Superfícies curvas: o cilindro, o cone, e a esfera, também chamados Sólidos de Revolução.
É muito importante que conheçamos bem os sólidos geométricos porque, por mais complicada que seja a forma de uma peça sempre será analisada como resultado da combinação de sólidos geométricos ou suas partes.
Prisma
É um sólido geométrico limitado por polígonos. Pode ser imaginado com uma pilha de polígonos iguais muito próximos uns dos outros, como mostra a figura:
Elementos do Prisma
Dependendo do polígono que forma sua base o prisma recebe uma denominação especifica:
Quando todas as faces do solido geométrico são formados por figuras geométricas iguais, temos um solido geométrico Regular.
Cubo
O cubo é denominado hexaedro regular e é um dos cinco sólidos de Platão. Por ser considerado um sólido, possui volume.
Dizemos que volume é a quantidade de espaço ocupado por um corpo ou a capacidade de armazenamento que um corpo possui. O volume de um cubo depende da medida de sua aresta, consideramos apenas uma medida, pois o cubo possui todas as arestas de tamanhos iguais e seu volume é apresentado pela expressão V = a³, onde a corresponde à medida da