Comunicacao VIsual para WEB
1. Conforme a Gestalt, a Pregnância da Forma é o princípio fundamental que explica como percebemos as formas dos objetos.
Com base no que você estudou, analise as figuras abaixo, responda e justifique qual das figuras tem baixa pregnância. (3,0 pontos)
A) B)
R: Figura de baixa pregnância corresponde à letra A, apesar dela ter alinhamento, é de difícil compreensão, não há aproximação na figura, e sim uma certa percepção de afastamento, e não há clareza na imagem.
Quanto que a figura B possui boa pregnância de forma, pelos contornos facilmente visualizados, aproximação da imagem como se fosse uma camada se destacando do fundo, e a utilização da cor amarela que destaca o posição do saxofone e do personagem na imagem.
2. A pregnância da forma faz com que se identifique rapidamente o objeto no meio de um todo. Desta forma, objetos pregnantes se destacam do fundo e atraem nossos olhares.
Assista ao vídeo localizado em http://www.youtube.com/watch?v=a5I_7G7xDMo&feature=related e faça uma análise sobre a pregnância nas etapas de início, meio e fim do vídeo. (4,0 pontos)
R: No início do vídeo, quando inicializa a pintura, a imagem não tem qualquer pregnância, pois ainda não havia qualquer objeto que pudesse ser identificado. No decorrer deste vídeo, na metade, a imagem passa a ter pregnância, porém baixa, pois conseguimos identificar um objeto se destacando no fundo semelhante à lua, mas o todo ainda não estava completo. No final da pintura, a imagem passa a ter uma boa pregnância, pois além da lua, conseguimos agora identificar a pirâmide do Egito, no meio dos montes, desenhada num ambiente noturno com baixa cerração ao céu aberto e estrelado, a figura nesse instante toma forma e organização visual.
3. As cores complementares são utilizadas para dar força e equilíbrio a um trabalho, criando o máximo de