REPRESENTA AO POLITICA
Disciplina: Teoria Geral do Estado
Profº Gabriela Mascarenhas
Representação Política
A necessidade de governar por meio de representantes deixa para o povo a escolha desses representantes. É natural a formação de grupos com opiniões e vontades distintas querendo levar vantagens sobre outros grupos, pois cada indivíduo tem sua opinião, vontades e escolhas próprias.
GETTEL observa que em Atenas no século V a.C quando se instaurou a democracia, a autoridade suprema do Estado era a assembléia dos cidadãos. Porém com os conflitos e lutas por conta de interesses opostos, principalmente a quem era adepto da democracia e os que pretendiam estabelecer um sistema oligárquico.
Vejamos alguns conceitos a cerca de Partidos Políticos para alguns autores:
DUVERGER da se o nome de partidos às facções que dividiam as repúblicas antigas, aos clãs que se agrupavam em torno de um condutor, aos clubes que se reuniam os deputados e etc. Todas essas situações desempenham o mesmo papel que é de conquistar o poder político e exerce-lo.No seu entender os partidos políticos só apareceram a partir de 1.850. No final do século XVIII.
EDMUND BURKE já se referia ao partido como “ um corpo de homens que se unem, para coloca seus esforços comuns à serviço do interesse nacional, sobre a base de um princípio ao qual todos aderem”.
DUVERGER afirma ser difícil encontrar uma tipologia ideal dos partidos e não chega a nenhuma conclusão.
BURDEAU considera inútil pretender encontrar uma definição de partidos políticos, sem prevê a época e o tempo num determinado meio político social.
Diante de toda essa variedade é necessário que em face de cada caso concreto e tendo em conta com o respectivo sistema jurídico, se, se trata ou não de partido político. SANTI ROMANO E BISCARETI DE RUFFIA atribuíam aos partidos à natureza de entes auxiliares do Estado,