Reportagem Usina de Belo Monte
A usina de belo monte abrangeria uma área semelhante a 90 mil campos de futebol, onde se abrigam inúmeras espécies da flora e da fauna. Não podemos deixar de destacar que a sua construção elevaria nossa economia e desenvolvimento nas nuvens, mais energia, mais fabricas, mais fabricas e mais produção, mais produção e mais empregos, mais empregos e melhor condição de vida que resultaria na base do desenvolvimento.
“É simples se opor à construção de uma Usina Hidroelétrica quando nós temos, em nossas casas, energia suficiente para assistir confortavelmente a um bom jogo de futebol ou os últimos capítulos da nossa novela preferida” defenderam Caio Botelho, em seu blog. Quando pensamos no simples fato de uma usina hidrelétrica ter baixo custo para nós, não pensamos nos custos que as famílias, que os índios e as florestas naquela região vão ficar devendo.
É certo que existem outras soluções, como a construção de outros tipos de energia, como solar, eólica e nuclear. Em uma palestra no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e energia dispensou as ações de fiscais para resolver o que deve ou não ser feito para elevar a produção de energia no brasil. Para se igualar a Belo monte, seria necessária a construção de mais 17 usinas como a de Angra II, 19 TERMELETRICAS, quase Quatro mil torres de eólica, e aproximadamente 50 milhões de painéis solares.
Agora falta apenas o governo decidir e adotar uma posição definitiva em relação ao assunto, coisa que se aparenta impossível desde os tempos que foi criado.