Análise de água
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA-CAMPUS ALEGRETE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA
ANDERSON PEREIRA PIRES
INDICE DE QUALIDADE DAS ÁGUAS
ALEGRETE
2014
INTRODUÇÃO
Os índices e indicadores ambientais nasceram como resultado da crescente preocupação social com os aspectos ambientais do desenvolvimento, processo que requer um número elevado de informações em graus de dificuldade cada vez maiores. Por outro lado, os indicadores tornaram-se fundamentais no processo decisório das políticas públicas e no acompanhamento de seus efeitos. Esta dupla vertente apresenta-se como um desafio permanente de gerar indicadores e índices que tratem um número cada vez maior de informações, de forma sistemática e acessível, para os tomadores de decisão e a principal vantagens dos índices são as facilidades de comunicação com o público leigo.
Nessa linha de raciocínio, a CETESB utiliza desde 1975, o Índice de Qualidade das Águas – IQA que é um número simples que expressa a qualidade geral da água em certo local e tempo, baseado em várias variáveis de qualidade da água com o objetivo de transformar dados de qualidade da água em informação que pode facilmente ser entendida e utilizada pela população, bem como para o gerenciamento ambiental.
BREVE HISTÓRICO
A partir de um estudo realizado em 1970 pela “National Sanitation Foundation” dos Estados Unidos, a CETESB adaptou e desenvolveu o IQA – Índice de Qualidade das Águas que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público.
A criação do IQA baseou-se numa pesquisa de opinião junto a especialistas em qualidade de águas, que indicaram as variáveis a serem avaliadas, o peso relativo e a condição com que se apresenta cada parâmetro, segundo uma escala de valores