Reportagem Excessiva X Codigo De Etica
Reportagem: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/07/manifestantes-criticam-pm-do-rj-por-prisao-de-integrante-do-midia-ninja.html
Manifestantes criticaram nesta terça-feira (23) a Polícia Militar do Rio de Janeiro pela prisão na segunda-feira (22) de um integrante do Mídia Ninja, um grupo que transmite os protestos pela internet.
Nos confrontos perto do Palácio Guanabara, sete pessoas ficaram feridas, com cinco manifestantes e dois policiais militares. A confusão começou depois que o Papa Francisco deixou o Palácio Guanabara.
Grades que bloqueavam a rua foram derrubadas. Não é possível identificar por quem. Na batalha, de um lado, pedras; do outro, balas de borracha. Mascarados que se infiltraram na manifestação, que era pacífica até então, começaram a lançar coquetéis molotov contra os policiais.
Depois de ser atingido pelo fogo, um deles se jogou no chão, numa tentativa desesperada de apagar as chamas. A polícia reagiu com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. Algumas pessoas foram pesas. Manifestantes decidiram seguir para frente da delegacia e houve nova confusão.
Horas depois, a polícia liberou alguns manifestantes. Entre eles, está Filipe Peçanha, conhecido como carioca. Ele é integrante da Mídia Ninja, grupo que tem se dedicado a transmitir as manifestações, ao vivo, pela internet. Peçanha conversou com um repórter da Globonews e disse que não sabia por que tinha sido preso.
“Me trouxeram aqui para fazer uma averiguação. Eu fiquei aqui esperando. Fui bem tratado pela Polícia Civil, mas a Polícia Militar me colocou à força, sem nenhum tipo de justificativa, sem nenhum tipo de alegação”, diz Peçanha.
Nesta terça-feira (23), nas redes sociais, pessoas que acompanhavam a manifestação acusaram a PM de ter infiltrado policiais sem farda no protesto para provocar o tumulto. O relações públicas da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, se disse enojado com essa acusação e que considera um