Repolho roxo
CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
MS: GIANCARLO DA SILVA SOUSA
TURMA: 17T1A – 1º PERÍODO
CONSTRUÇÃO DE INDICADOR APARTIR DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO, PARA TESTES DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS
COMPONENTES:
ALLANNA LARISSA BEZERRA SILVA
ANDRESSA FRANTIELLE RODRIGUES E SILVA
FILIPP GIBRAN DO NASCIMENTO PEREIRA
THAYNAR KARINE PESSOA DA SILVA
TERESINA – PI
MARÇO DE 2013
04
INTRODUÇÃO
Existem determinadas substâncias que adquirem uma certa cor em solução ácida e uma cor diferente em solução básica. Um indicador ácido-base é um corante que se usa para distinguir soluções ácidas de básicas, mediante a modificação de cor que sofre nestas soluções. Estes corantes são comuns em materiais de origem natural.
O suco de repolho roxo passa do roxo para o verde quando se adiciona uma base, e passa da cor verde passa para o vermelho quando se junta a um ácido. A mudança de coloração se deve ao fato, destes compostos serem dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Quando adicionamos a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH- que consequentemente, provoca uma alteração da configuração eletrônica dos indicadores resultando-se assim, na alteração da cor. A mudança de coloração ocorre numa estreita, porém, bem definida faixa de pH.
05
OBJETIVO
O objetivo desta prática é identificar a acidez e basicidade das substâncias construindo indicadores a partir do extrato de repolho roxo.
06
MATERIAS E REAGENTES
• MATERIAIS
Repolho roxo
Bequer
Tubo de ensaio
Papel de filtro
Tesoura
Solução de HCI 1%
Pincel
Pipeta
Pipetador
Piceta
Gral
Pistilo
• REAGENTES
Água Destilada
Solução de NaOH 1%
Leite
1 Repolho Roxo
Sabão em Pó
Solução de Bicarbonato de Sódia