Replicação do hiv
A replicação do HIV é composta de diversas etapas, primeiro passo é a infecção de um linfócito suscetível como o linfócito cd4, a entrada do vírus na célula, os receptores de membrana, atreves de duas glicoproteínas, reagem com o envelope viral fazendo a ligação da célula com o vírus, a membrana se desfaz fazendo com que o núcleo do vírus (capsômetro de revestimento proteico -GAG) entre na célula.
Dentro da célula o esse capsômetro libera dois filamentos de RNA viral e três enzimas essenciais de replicação, a integrase, a protease a transcriptase reversa. Essas três atuam criando a um DNA do vírus e fazendo com que se ligue ao nosso genoma no núcleo da célula. A célula agora tem a informação genética do HIV.
A ativação da célula com vírus faz com que ela crie vários novos capsômetros virais , essa partícula imatura quando sai da célula recebe um novo envelope com proteínas do hospedeiro, o vírus amadurece e está pronto para infectar novas células.
O HIV se replica bilhões de vezes por dia, destruindo as células imunes do hospedeiro e eventualmente causando progressão de doenças.
CLASSIFICAÇÃO DO HIV
“Os dois têm a mesma ação no organismo humano, mas o HIV-2 produz menos partículas virais que o HIV-1. Como não há tanta partícula no organismo da pessoa infectada, a possibilidade de transmissão é menor, mas ela existe”.
O achado tem um impacto direto na questão do tratamento oferecido pelo governo federal, uma vez que o HIV-2 é resistente aos antirretrovirais do tipo não-nucleosídeos – uma das classes medicadas no