Replicação de dados
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: REPLICAÇÃO
ISABELLA MARIANO E JOSÉ RUBENS
CUIABÁ-MT/ 2013
INTRODUÇÃO A replicação é um dos principais fatores em prover alta disponibilidade e tolerância a falhas, tornando o segredo da eficácia dos sistemas distribuídos. A alta disponibilidade é uma tendência no mundo contemporâneo, principalmente com o crescimento dos dispositivos móveis, portanto a operação desconectada, isso referente a
conectividade sem fio. A tolerância a falhas em alguns sistemas é um fator preocupante, pois em sistemas de segurança isso deve ser tratado de forma minuciosa, e é claro em outros tipos de sistemas também. Vamos estudar um pouco sobre esse tipo de abordagem e trazer os conceitos e tipos de topologias para realizar a alta disponibilidade e a tolerância a falha. Tem como caráter final, facilitar a manipulação de replicação e gerenciamento dos conceitos e práticas do cotidiano.
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Um sistema distribuído segundo a definição de Andrew Tanenbaum é uma "coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente"; outra definição, de George Coulouris, diz: "coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados". Ainda de acordo com Coulouris, Dollimore, Kindberg (2008, p. 15)
Um sistema distribuído é aquele no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens. Essa definição leva às seguintes características dos sistemas distribuídos: concorrência de componentes, falta de um relógio global e falhas de componentes independentes.
Assim, a computação distribuída consiste em adicionar o poder computacional de diversos computadores interligados por uma rede de computadores. A união desses