Alocação de dados
Grazielle Ferreira Anuntes
Aluna do 7º período do curso
de Sistemas de Informação
PUCMG – Unidade Betim
Fevereiro de 2013
1 ALOCAÇÃO DE DADOS
1. 1 Armazenamento distribuídos de Dados
Considere uma relação r armazenada em um banco de dados. Há diversos enfoques para o armazenamento dessas relações em um banco de dados distribuído:
Replicação: O sistema mantém réplicas idênticas (cópias) da relação. Cada réplica é armazenada em diferentes sites, resultando na replicação dos dados. A alternativa para a replicação é armazenar somente uma cópia da relação r.
Fragmentação: A relação é particionada em vários fragmentos. Cada fragmento é armazenado em um site diferente.
Replicação e Fragmentação: A relação é particionada em vários segmentos. O sistema mantém diversas réplicas de cada fragmento.
1.2 Replicação de Dados
Se uma relação r é replicada, uma cópia da relação r é armazenada em dois ou mais sites. No caso mais extremo, temos replicação total, na qual cada cópia é armazenada em todos os sites do sistema.
Há várias vantagens e desvantagens na replicação.
Disponibilidade: Se um dos sites que contém a relação r falha, então a relação r pode ser encontrada em outro site. Assim, o sistema pode continuar a processar consultas que envolvam r, a despeito da falha de um site.
Aumento do paralelismo: no caso em que a maioria dos acessos a relação r implica somente leitura da relação, então diversos sites podem processar consultas a relação r em paralelo. Quanto mais cópias de r houver maiores as chances de que o dado necessário seja encontrado no site em que a transação está sendo executada. Assim, a replicação de dados minimiza o movimento dos dados entre sites.
Aumento do overhead para atualização (Maior sobrecarga na atualização): o sistema deverá assegurar que todas as réplicas da relação r sejam