repetibilidade
MOGI DAS CRUZES
AGOSTO/2014
OBJETIVO
Avaliar a repetibilidade e reprodubilidade que são parâmetros de precisão de uma análise
1. INTRODUÇÃO
A Repetitividade e Reprodutibilidade são importantes técnicas de estudo para validação do desempenho de sistemas de medições.
Para que isso ocorre deve coletar dados funcionais, que ocorrem quando a variável de resposta é caracterizada por uma coleção de dados que formam um perfil, ou uma curva, e não apenas uma observação individual.
A avaliação do desempenho ou da capacidade de um sistema de medição (SM) envolve a analise de diferentes tipos de características de qualidade.
O estudo de repetitividade e reprodutibilidade é uma ferramenta bastante utilizada da engenharia de qualidade para analisar sistemas de medição.
Nos estudos de R&R, o instrumento de medição é usado para medir repetidas vezes as amostras de um produto. A repetitividade se refere à variabilidade característica do instrumento de medição, e decorre da sua capacidade de fornecer leituras repetidas muito próximas, sob as mesmas condições.
A reprodutibilidade se refere à capacidade de um SM apresentar os mesmos resultados a partir da alteração nas condições de medição, tais como mudanças de avaliadores, diferentes turnos de trabalho, ou alterações de processo. O objetivo do estudo de R&R é determinar se a variabilidade do SM é relativamente menor que a variabilidade do processo monitorado.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais Utilizados
Pipeta volumétrica de 10 ml;
Pipeta volumétrica de 25 ml;
Balão volumétrico de 250 ml;
Erlenmeyer de 250 ml;
Béquer de 100 ml;
Pêra de sucção;
Bureta de 50 ml;
Suporte duplo para buretas;
Suporte universal.
2.2 Reagentes Utilizados
Solução padronizada de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L;
Vinagre comercial
Solução indicadora de fenolftaleína;
Água destilada.
2.3