Reparo e manutenção por soldagem
Jhones Carlos do Amor Divino¹, Renata Bernardo Azevedo².
(¹²) Acadêmicos do curso de Manutenção Industrial, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Pato Branco.
Na área da manutenção Industrial se compreende a grande necessidade de observar o melhor custo beneficio dentro do processo de produção de uma industria. Visando a necessidade de redução de custos e ainda assim manter a qualidade de seus produtos. Uma empresa utiliza de processos específicos no cuidado de seus maquinários diminuindo muito custos de manutenção e eventualmente trocas constantes de peças, buscando soluções eficazes que atendam as necessidades constantes nesse setor importante de uma industria. Combinam qualidade, eficiência, manutenção e reparo.
Palavras-chave: Manutenção, reparo, soldagem, desgaste.
Introdução
Este artigo apresenta como é importante se ter um setor voltado a manutenção industrial onde se monitora de perto suas máquinas observando o andamento de suas peças e eventuais desgastes. Assim podendo controlar de forma efetiva o andamento de suas peças utilizadas na produção de uma empresa. O combate ao desgaste de peças de uma forma especifica pode elevar seu tempo de uso, praticamente aumentar em três vezes sua vida útil. Mostraremos algumas das formas para se obter esse resultado buscado em uma industria que visa de forma direta soluções eficazes quanto a manutenção de suas maquinas. Abordaremos de forma geral e objetiva as vantagens de se reparar uma determinada peça ao invés de substituí-la.
Soldagem
Figura 1 – reparo por soldagem.
A soldagem é um processo de fabricação, do grupo dos processos de união, que visa o revestimento, a manutenção e/ou a união de materiais, em escala atômica, com ou sem o emprego de pressão e/ou com ou sem a aplicação de calor. A recuperação de peças através de técnicas de soldagem vem sendo usada de forma eficaz dentro das industrias