Relat Rio De Laborat Rio De Soldagem Col Gio T Cnico Delta
664 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃOEste relatório de soldagem relata como são as instalações e condições da infra-estrutura predial, equipamentos disponíveis, corpo técnico e capacidade para atendimento das atividades educativas dos alunos visando demonstrar e avaliar as condições do laboratório de soldagem do colégio Delta de Lorena – São Paulo.
DESCRIÇÃO DO LOCAL
O laboratório é dividido em duas seções. A área de soldagem é a maior com aproximadamente 300 metros quadrados, contendo 2 conjuntos de equipamentos para soldar TIG, 2 conjuntos de equipamentos para soldar MIG/MAG, 4 conjuntos de equipamentos para soldar Eletrodo Revestido, 1 conjunto de equipamentos para corte (Oxicorte), 1 maquina Policorte, 1 Esmeril, bancada e cortinas específicos para todos os equipamentos citados e espaço para deposito de materiais soldados (pedaços de aço carbono).
A área de estoque de equipamentos é a menor com aproximadamente 20 metros quadrados, contendo armários para estocagem de EPIs (luvas, capacetes, óculos, mangotes, etc), varetas de eletrodos em latas, varetas de TIG, 1 estufa para eletrodos, ferramentas em geral, etc.
DESCRIÇAO DOS TIPOS DE SOLDAGEM E CORTE
O laboratório tem função unicamente pedagógica sendo composto e dividido pelos seguintes equipamentos de soldagem:
Mig/Mag - Trata-se de um processo de soldagem a arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma continua o arame a medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG).
Processo de soldagem MIG/MAG
TIG - Processo de soldagem ao arco elétrico com proteção gasosa que utiliza eletrodo de tungstênio, um gás inerte, para proteger a poça de fusão. O nome TIG é uma abreviatura de Tungsten Inert Gas (gás inerte tungstênio), em que