René Descartes e a Filosofia Moderna
A palavra modernidade:
Quando utilizamos a palavra moderno podemos compreender que há ações de ruptura com a tradição (social, política, cultural) presente, freqüentemente acompanhará a idéia que o progresso existe e que o novo será mais benéfico que o antigo.
A filosofia moderna séc. XVII
A baixo será apresentadas as principais causas do surgimento da Filosofia moderna, há quatro fatores que são considerados os principais contribuintes desse novo pensamento filosófico, são eles:
1 - Movimento Renascentista;
2 - Reforma religiosa;
3 - Descoberta da América;
4 - Revolução cientifica séc. XVII.
O movimento Renascentista (final do século XV inicio do século XVI) que tem sua origem na Itália, vai expor novamente a cultura grego romana destacando por meio das obras clássicas como as de Platão, desprezando um pouco os pensamentos Aristotélicos. Em dados históricos percebe-se que o europeu estava saindo da idade média (século das trevas) nesse período. Renasce os valores Greco romanos, e com isso volta a importância que os homens tinham antes da Idade Média, o renascimento rompe com os pensamentos estipulados pela igreja da superioridade divina e põe novamente o homem no centro, na idade media o homem é fruto do pecado, é um ser degenerado expulso do paraíso, Renascimento retoma a dignidade humana, o homem é um se perfeito e divino. E Em síntese o renascimento nada mais é que a valorização do humanismo, tira-se Deus do pedestal de admiração que foi imposto na Idade Média e coloca-se novamente o homem, como núcleo, centro de admiração, como peça fundamental da existência humana, ou seja, estima-se o pensamento antropocêntrico. O pensamento renascentista vai dizer que o homem tem importância e ele assim como o corpo humano deve ser apreciados com toda sua beleza.
''O homem é o centro de todas as coisas...'' Protágoras
O século XVII tornou-se o palco de reflexões decisivas para o surgimento da chamada ciência moderna,