RENPAC
Inicialmente, o acesso à internet efetuou-se por meio de linhas discadas, e posteriormente, em 1995, por acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.
A Rede Nacional de Pacotes (Renpac) é uma rede de comutação de pacotes mantida pela Embratel que oferece uma série de facilidades para comunicação de dados entre equipamentos conectados a ela, equipamentos esses que são, tipicamente, computadores e terminais. A característica mais importante a ser notada é que os equipamentos que estão conectados a ela, computadores e terminais não estão ligados fisicamente uns aos outros.
A estrutura básica da Renpac é composta de diversos centros de comutação (nós) e centros de concentração (concentradores) interligados por meio de comunicação de alta velocidade, e adicionalmente um centro de supervisão e controle. A Renpac é a rede mais conhecida dos brasileiros, pois oferece serviço com abrangência nacional, mas em muitos estados brasileiros existem redes similares, com abrangência estadual, oferecidas pelas operadoras locais de telecomunicações.
“A Renpac dispunha de 13 centros de comutação e 13 centros de concentração bem distribuídos pelo território nacional. A preocupação dos militares com questões de ordem geopolítica garantia uma estratégia no sentido de se buscar um equilíbrio regional na implantação desses equipamentos” (Benakouche, 1995).
Para acesso pela tal Rede, existem uma série de serviços