Rene descartes
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE PETROLINA-FACAPE
VIDA E OBRA DE RENÉ DESCARTES
PETROLINA
2011
AMANDA BARROS DA SILVA
IRIANA DA SILVA ARAUJO
VIDA E OBRA DE RENÉ DESCARTES
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de ciências contábeis solicitado pelo professor de Metodologia Científica
PETROLINA
René Descartes (1596-1650), filósofo, cientista e matemático francês, considerado com Francis Bacon, um dos fundadores da Filosofia moderna, nasceu em 31 de março de 1596 em La Haye uma pequena cidade do distrito de Touraine hoje chamada La Haye-Descartes, em sua homenagem. Por volta dos dez anos entrou para o colégio jesuíta de La Flèche, perto de Le Mans, fundado por Henrique IV, onde estudou Línguas Clássicas, Lógica, Ética, Matemática, Física, Metafísica; mais tarde ele viria a criticar o ensino de La Flèche. Desde a mais tenra idade, mostrou-se um tipo meditativo, impressionando seus mestres pela profundidade e independência de seu caráter e pela insistência em não aceitar sem reflexão os ensinamentos e opiniões recebidos.
Na época em que os movimentos intelectuais da Idade Média e da Renascença entravam em declínio, ele concebeu novas idéias para a filosofia e a ciência, elaborando-as e defendendo-as com originalidade e brilhantismo. Seu pai, que jamais lhe soube reconhecer o gênio, nem mesmo quando seus escritos já o haviam tornado célebre, costumava chamá-lo "meu pequeno filósofo".
Aos 17 anos, havia aprendido tudo que, em seu tempo, era ensinado nas escolas. Em 1614 ele formou-se em La Flèche e dois anos mais tarde, talvez para satisfazer seu pai obteve o Grau em Direito na "University of Poitiers".
A família de Descartes era bem colocada financeiramente e com a morte de sua mãe ele recebeu uma herança que lhe proporcionou uma posição