Informatica
PARTE 2 – CASO DE USO
1
Casos de Uso
Um caso de uso especifica o comportamento de um sistema ou parte de um sistema, sem ser necessário especificar como esse comportamento será implementado. Os casos de uso fornecem uma maneira para os projetistas chegarem a uma compreensão comum com os usuários finais do sistema e com os especialistas do domínio. A medida que você implementa seu sistema, esses casos de uso são realizados por colaborações cujos elementos trabalham em conjunto para a execução de cada caso de uso.
2
Casos de Uso
Os casos de uso podem ser aplicados a todo o sistema ou a uma parte, incluindo subsistema e até interfaces e classes individuais. Não representam apenas o comportamento desejado desses elementos, mas também pode ser utilizado como base de teste para estes elementos. Usa-se diagrama de casos de uso em:
Modelagem de contexto do sistema Análise de requisitos
3
Modelagem do contexto do sistema
São todas as coisas externas que interagem com o sistema. Usando o diagrama de caso de uso é possível fazer a modelagem deste contexto, dando-se ênfase aos atores que estão ao redor do sistema
Sistema de Locação de Fitas
4
Elementos do Caso de Uso
Casos de uso Atores Relacionamentos
Inclusão Extensão Generalização
5
Casos de Uso
Um caso de uso é uma descrição de uma seqüências de ações, inclusive variantes, que um sistema executa para produzir um resultado de valor observável por um ator. Graficamente, o caso de uso é representado por uma elipse. Todo caso de uso deve ter um nome que o diferencie dos demais casos de uso.
Sensors:: Calibrate location
Validade user
Nome Simples
Nome do Caminho
6
Atores
Tipicamente, um ator representa um papel que um ser humano, um dispositivo de hardware ou até outro sistema desempenha com o sistema.
cliente Funcionário
Fornecedor
7
Fluxo de eventos, cenário, etc
O comportamento de um caso de uso pode ser