rendimento
APROXIMAÇÃO DE ANODOS NA LINHA DE METALIZAÇÃO Nº 4
Resumo
O processo de eletrodeposição demanda um significativo consumo de energia elétrica. Este trabalho apresenta o resultado da experiência de aproximação dos anodos na célula radial Nº 5 , que representa uma das etapas envolvidas na viabilização da aquisição de um equipamento de solda de topo, como instrumento para realização de emendas, pois com este equipamento seria possível aproximar a distância entre catodo (chapa) e anodo (chumbo/prata) nas células radiais de eletrodeposição. O resultado obtido foi satisfatório, reduzindo 30 % o consumo de energia elétrica na célula radial utilizada para avaliação. Além disso foi observado o aumento do rendimento eletroquímico do banho, o que proporciona um aumento da camada eletrodepositada em mesmo intervalo de tempo e corrente aplicada, o que significa um aumento de produtividade.
Introdução
A fabricação de aços revestidos na LM04 foi iniciada em 1986 . A linha atualmente possui 11 células de eletrodeposição e 21 retificadores dedicados para o processo de eletrodeposição.
Uma das características deste processo é o elevado consumo de energia elétrica, que é responsável pela eletrodeposição do zinco na superfície do aço.
Visando melhor eficiência energética, foi realizado uma experiência de aproximação dos anodos na célula radial Nº 5, na qual atuam os retificadores Nº 9 e 10 , a especificação dos retificadores é de 8.000 A e 30 V. O eletrólito utilizado na linha de metalização , à base de sulfato de zinco (ZnSO4), é obtido em um reator específico, através da dissolução de zinco granulado, lingotes ou esferas de zinco em solução de ácido sulfúrico, conforme a reação abaixo:
Zn(s) + H2 SO4(aq) = ZnSO4(aq) +H2(g) A composição básica deste eletrólito é:
[Zn2+ ] = 60 a 100 g/L
[H2SO4] = 5 a 15 g/L
[Fe2+ ] + [Fe3+] < 2,0 g/L (2.000 p.p.m)