Rendimento
Física e Química A
Como podemos aumentar o rendimento no aquecimento?
Calos Lobo
Carolina Saldanha 10º A, nº7
Março de 2013
Índice
Resumo
A aula laboratorial teve como objetivos determinar a quantidade de energia despendida para aumentar a temperatura de uma certa massa de água e a quantidade de energia, ou seja, a energia útil, que essa massa de água efetivamente recebeu. Identificar alguns fatores que condicionaram essa determinação e de que é que o rendimento depende.
Enquadramento Teórico
Para a realização da atividade experimental é necessário compreender alguns conceitos relacionados com a transferência de energia.
Quando se aquece uma certa massa de água utilizando uma resistência elétrica, ocorre uma transferência de energia, como o calor, da resistência para a água. Essa energia manifesta-se através de um aumento da temperatura da água, e consequentemente, num aumento da energia interna desse sistema.
Energia interna: é a energia que um sistema possui devido a ser constituído por partículas que estão em constante movimento. É a soma das energias cinéticas das partículas no interior do corpo com a energia potencial de interação entre elas.
Calor: é a energia entre dois corpos em contacto devido a uma diferença de temperaturas, ou seja, quando um corpo com uma determinada temperatura fica em contacto com outro, mas de temperatura inferior, a temperatura do primeiro e a do segundo aumenta, até ficarem com a mesma temperatura.
A quantidade de energia transferida, como calor, que é necessária para aumentar a temperatura da massa de água, depende dos seguintes fatores:
* Massa de água (Kg); * Diferença de temperatura (final-inicial: T); * Capacidade térmica mássica da água (c= 4186JKg-1 ºC-1);
Expressão matemática que permite calcular essa quantidade de calor é:
Q=m×c×ΔT
Esta quantidade de calor corresponde á energia útil, ou seja, a energia absorvida pela água, que levou ao seu aumento de