Rendimento de um fogão a gás natural
Grupo 9- Ricardo Dias
Nº32517
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Departamento de Informática,
Campo Grande, 1700 - Lisboa, Portugal
Resumo
Com esta experiência tinha como objectivo determinar o rendimento energético no processo de aquecimento de água até ao ponto de ebulição, utilizando um fogão alimentado a gás natural como fonte de calor com duas variantes de material do recipiente assim como da força da fonte de calor. Assim, retirando a energia útil à energia fornecida, para assim se determinar o que é aproveitado e o que é desperdiçado durante este processo.
1. Introdução
De acordo com o âmbito da cadeira de sustentabilidade energética somos sensibilizados para uma “melhor” utilização dos recursos energéticos que temos a nosso dispor, sendo que para o caso, na necessidade de perceber o rendimento energético no aquecimento de água queremos saber que quantidade de energia realmente aproveitamos deste processo que experimentámos.
Sabemos que a energia se pode medir em Joule(J) ou kiloWatt/hora(kWh) sabendo que, por conversão, 1kWh = 3,6x106J. (Wikipedia)
Assim sendo para obtermos o rendimento energético, era preciso conhecer a equação:
1. η’ Energia Útil
Energia Fornecida
(Alves, 2013)
Sendo que a energia útil que basicamente significa a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de um corpo sem que haja variação do estado físico da matéria, ou seja, se um corpo está no estado liquido, a sua temperatura pode variar para mais ou para menos e seu estado de agregação das moléculas continua o mesmo (liquido),(Wikipedia).
Pode ser obtida pela seguinte equação, (Alves, 2013):
2. Q = m x c x ∆T
Onde:
Q = Energia útil (J)
m = massa da substância (kg)
c = calor específico (kJ kg-1 K-1)
∆T = variação da temperatura(K)
Nesta situação e como a material utilizada para a experiência foi a água o seu calor específico é 4,1413