Renato Junior
1. (UFAL 2009) Uma variação positiva de pressão é aplicada a um fluido incompressível confinado num recipiente. Embora as pressões hidrostáticas pA e pB, em dois pontos A e B no líquido, aumentem, o valor da diferença (pA − pB) não muda, em relação ao seu valor observado antes da variação de pressão. Tal enunciado diz respeito ao princípio de:
a) Galileu.
b) Bernoulli.
c) Arquimedes.
d) Pascal.
e) Stevin.
2. (FGV-RJ) O macaco hidráulico consta de dois êmbolos: um estreito, que comprime o óleo, e outro largo, que suspende a carga. Um sistema de válvulas permite que uma nova quantidade de óleo entre no mecanismo sem que haja retorno do óleo já comprimido. Para multiplicar a força empregada, uma alavanca é conectada ao corpo do macaco. Tendo perdido a alavanca do macaco, um caminhoneiro de massa 80 kg, usando seu peso para pressionar o êmbolo pequeno com o pé, considerando que o sistema de válvulas não interfira significativamente sobre a pressurização do óleo, poderá suspender uma carga máxima, em kg, de:
Dados: diâmetro do êmbolo menor = 1,0 cm; diâmetro do êmbolo maior = 6,0 cm; aceleração da gravidade = 10 m/s2
a) 2 880.
b) 2 960.
c) 2 990.
d) 3 320.
e) 3 510.
3. (PUC-Rio-RJ) Um bloco de massa m = 9000 kg é colocado sobre um elevador hidráulico como mostra a figura anterior. A razão entre o diâmetro do pistão (Dp) que segura a base do elevador e o diâmetro (Df) onde deve-se aplicar a força F é de Dp / Df = 30.
Encontre a força necessária para se levantar o bloco com velocidade constante. Considere g = 10 m/s² e despreze os atritos.
a) 100N
b) 300N
c) 600N
d) 900N
e) 1000N
4. (UFRGS – RS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto que segue, na ordem em que aparecem.
A figura abaixo representa uma prensa hidráulica composta por dois pistões, de diâmetros d1 e d2. O motor aplica uma força axial de intensidade F1 = 100 N