Atividade
A trajetória política de Pablo Neruda
Junior Ivan Bourscheid1 José Renato Ferraz da Silveira 2
Resumo: Por meio de pesquisa bibliográfica e histórica, este artigo demonstra a tragédia política de Pablo Neruda no que concerne a construção de um projeto político socialista. Entre o possível e o desejável, há um limite tênue no que é realizável e o idealizado. O mundo da política permite a participação dos idealizadores, mas o mundo real é determinante nas escolhas e opções do sujeito da política. A vida, obra, o pensamento, a ação política de Neruda, entre seus sonetos de amor e o platonismo pela política, constatamos que a estrutura do sistema internacional interfere diretamente nas decisões políticas do artista, desde sua concepção revolucionária à implantação do projeto socialista no Chile. Sob perspectiva do paradigma neorrealista, constatamos que a liberdade de ação do poeta/político é limitada, e diante desse quadro crítico, emerge a tragédia política de Neruda e da via chilena para o socialismo.
Palavras-chave: Pablo Neruda; Política; Socialismo; Chile; Tragédia.
1
Junior Ivan Bourscheid é acadêmico do curso de Relações Internacionais e membro do Núcleo PRISMA, Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria. junior_bourscheid@hotmail.com. 2 José Renato Ferraz da Silveira é Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Coordenador do PRISMA, Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria. jreferraz@hotmail.com.
Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.5, n.15, p.9-32, out. 2012-jan. 2013.
A TRAGÉDIA POLÍTICA DE PABLO NERUDA■ IVAN BOURSCHEID JUNIOR E JOSÉ RENATO FERRAZ DA SILVEIRA
Abstract: Based on a literature-based history research, this article demonstrates the political tragedy of Pablo Neruda regarding the construction of a socialist political project. In relation to what is possible and what is desirable, there is a fine line between what is achievable and idealized.