Como abrir uma franquia
Quer abrir um negócio diferente e com a receita pronta para o sucesso e apoio logístico? Uma franquia pode ser o caminho certo.
E saiba que há vários caminhos para conseguir montar uma empresa e alcançar o sucesso.
Dentre os mais diversos ramos de atividades empresariais que podem transformar a vida de um empreendedor, um deles vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil: as franquias.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias do Brasil encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4%, em relação a 2009. O estudo foi realizado com mais de 1.800 marcas de franquias atuantes no País. O setor (denominado também como franchising) é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos gerados no Brasil.
A abertura
Para quem tem interesse em abrir uma franquia, o primeiro passo é entrar em contato com a administração do franchising desejado. A empresa dará a você o direcionamento necessário para adquirir uma filial na sua cidade.
Após analisar sua proposta e observar se o negócio é viável (condições de mercado) em sua cidade; consultores vão estudar o local de funcionamento; se há alguma outra empresa fornecendo um produto ou serviço semelhante, informá-lo quanto ao investimento necessário etc.
É importante saber, também, que a franquia não é uma empresa sua, logo, a matriz pode exigir que você abra uma empresa, como sociedade anônima, por exemplo, para que se possa dar andamento ao processo de aquisição da marca.
Formalizadas as questões contratuais da franquia, você seguirá o processo de abertura da sua empresa em sua cidade: obter CNPJ, alvarás do Corpo de Bombeiro e Prefeitura, abertura do negócio na Jucap, Receita Estadual (Sefaz), entre outros. Vantagens para o franqueado * Produtos e serviços já criados. * O trabalho de pesquisa e desenvolvimento para se criar os produtos oferecidos pela empresa já foi realizado pelo franqueador. * A