Renascimento
Foi um marco na época da Idade Média, no período da historia europeia. No final da Idade Média e no inicio da Idade Moderna, normalmente é considerado como no século XIV na Itália e no inicio do século XVI no norte da Europa. Além de atingir a Filosofia, Artes, Ciências e a Renascença fazem parte da ganancia transformação cultural social, econômicas, politicas e religiosas, foi quando o Feudalismo para o Capitalismo o Renascimento foi entendido como elemento de ruptura no plano cultural e medieval. Manifestou-se primeiro nas cidades italianas e onde difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém apresentou a maior expressão na Itália. Não obstante as manifestações de renascentistas da Inglaterra e Alemanha, países baixos, e menos intensamente de Portugal e Espanha.
O Renascimento esta associado ao Humanismo, entre os acadêmicos europeus textos clássicos em latim e em grego, dos períodos anteriores ao triunfo do cristianismo na cultura europeia.
No século XVI encontramos provavelmente aos interesses a civilização clássica menospreza pela Idade Média. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressureição consciente do passado, agora como fonte de inspiração e modelo de civilização amplo sentido pode ser entendido como a valorização do Humanismo e da natureza em oposição ao divino e polme natural. Como o Renascimento a modo de ver o mundo mudar muito, agora cada m se expressar nas suas telas todos seus sentimentos porque antes era explicado pela igreja.
Quais foram as principais transformações? A Idade Média foi até pouco tempo atrás considerado a "Idade das Trevas", era profundamente cristão, tudo girava em torno da igreja, acreditava-se no geocentrismo e o conhecimento do passado foi esquecido. No Renascimento a Europa se reencontrou, as ideias antigas voltaram com a ajuda dos árabes, a arte, filosofia, tudo sofreu um choque, formas de se pensar antigas voltaram conhecimentos na arte de navegação, medicina