RENASCIMENTO
Objetivo: Mostrar como aconteceram as reformas religiosas e intensificar os conhecimentos sobre o que foi o renascimento e o humanismo.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus.
O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.
A burguesia e a nobreza, classes sociais que despontam no final da Idade Média, passam a dividir o poderio com a Igreja.
É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas.
O processo de Reformas Religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
Padre José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol que atuou na catequização de índios e evangelização no Brasil durante a segunda metade do século XVI. Foi também teatrólogo,historiador e poeta.
Martinho Lutero foi o percursor da Reforma Protestante ,nasceu em 10 de novembro de 1483,na cidade de Elesben .Lutero terminou os estudos e transferiu-se para a Universidade de Erfurt,ele se formou em Filosofia .Em 4 de abril 1507 ele foi ordenado sacerdote .
De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época.
Luís de Camões (1524-1580) foi poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do