administração
Questão 08: Para um certo produto, a demanda q e o preço p são relacionados por q=50-p, com .
a) Obtenha os intervalos de preço para os quais a demanda é inelástica, elástica e tem elasticidade unitária.
b) A partir dos resultados obtidos em a., descreva o comportamento da receita.
c) Obtenha a receita como função do preço e esboce os gráficos da demanda e receita. Indique no gráfico da demanda os intervalos correspondentes às diferentes elasticidades. Indique no gráfico da receita os intervalos de crescimento e decrescimento, bem como o ponto de máximo, associados à elasticidade.
PROPENSÃO MARGINAL A CONSUMIR E A POUPAR
Ao analisar o comportamento da economia em um mercado, percebe-se que a renda das famílias é o fator que mais influencia no consumo e na poupança dessas famílias. Iremos supor o consumo c como função da renda y, c=f(y), e a poupança s como função da renda y, s – f(y). Tias funções são crescentes, pois a se supõe que o aumento da renda resulte em aumentos no consumo e na poupança.
De modo simplificado, podemos dizer que, para as famílias, o consumo somado a poupança se igual à renda, ou seja,
Ou
Naturalmente, temos que a poupança das famílias é dada pela diferença entre a renda e o consumo:
Ou
Como o consumo c é função da renda y, é comum analisar a variação no consumo correspondente à variação da renda; em outras palavras, a taxa de variação do consumo em relação a renda; de modo prático, a derivada do consumo em relação à renda. Tal derivada também é conhecida como Propensão Marginal a Consumir, que mede em quanto aumenta o consumo quando há o aumento de uma unidade na renda.
Simbolizando c = f (y), temos algumas maneiras de simbolizar a Propensão Marginal a Consumir: .
De modo análogo, a poupança s é função da renda y e é comum analisar a variação na poupança correspondente à variação da renda; em outras palavras, a taxa de variação da poupança em relação a renda; de modo