Renascimento
Bom, o autor inicia a introdução ao guia com algumas mensagens ao leitor. Ele indica que os principais pontos para se dar bem na profissão são: estudar muito, ter muita carga cultural, ser persistente, profissional e MUITO paciente.
A profissão teve um crescimento muito grande desde os anos 50 por conta do avanço nas técnicas de desenho e nos últimos anos: o computador.
Com a evolução das técnicas e a utilização de softwares, a profissão se disseminou e hoje muita gente se declara ilustrador sem o menor preparo prático ou teórico, talvez por que seus parentes elogiam seus rabiscos.
A profissão não tem regulamentação, ou seja: Não existe em termos jurídicos. Isso também facilita que qualquer pessoa se intitule um profissional da área.
Vendo tudo isso e conversando com diversos ilustradores, o autor viu a necessidade da criação deste guia para orientar de forma correta quem deseja trabalhar na área.
PAG 3
*****
O Que é ilustração?
Ilustração é uma imagem, desenho ou foto que serve para ilustrar algo.
Foto pode ser considerada sim uma ilustração, mas por convenção ilustração se refere apenas a um ‘desenho’.
Ilustração é diferente de uma obra de arte, pois uma ilustração possui sempre uma mensagem bem definida e o ilustrador sempre deseja que o espectador entenda o que ele quis transmitir.
Finalizando, com palavras do Autor: “Portanto, a ilustração é uma forma de expressão artística que existe para comunicar, complementar textos e tornar a vida bem mais atraente.”
******
Inicio da carreira
Para iniciar a carreira e se dar bem nesta profissão, é necessário ter uma boa formação teórica e pratica.
Ter uma formação cultural: Conhecer artes plásticas, literatura, cinema, teatro, quadrinhos... A formação cultural também é muito importante, porque o ilustrador não é apenas aquele cara que sabe desenhar. Será necessário pensar, criar, conceber ideias e muitas vezes complementar a ideia de