Renascimento
O Renascimento foi um movimento ocorrido durante a Baixa Idade Média. Esse movimento buscava inspiração na Antiguidade Clássica, objetivando assim negar os valores medievais incorporados na vida europeia.
A burguesia ascendente neste período e diversos membros da elite urbana buscavam, ao patrocinar artistas intelectuais e cientistas (mecenato), valorizas as novas ideias e conquistar prestígio social.
A Itália foi o berço do Renascimento. Isso deveu-se ao desenvolvimento comercial e consequente enriquecimento experimentado por aquela região esta época, Além disso, a Itália foi o local onde o Classicismo desapareceu por último, conservando ainda muitas das obras que inspiravam os artistas renascentistas. Finamente, diante da decadência do Império Bizantino, muitos sábios que lá viviam deslocaram-se para as cidades italianas, levando consigo o pensamento que haviam conservado. A partir da Itália, o pensamento renascentista se espalhou pela Europa.
A cultura da Renascença tinha como principal característica a negação dos valores medievais. Nesse sentido, o antropocentrismo (humanismo), o racionalismo e o individualismo afloram nas obras renascentistas.
Os ideais renascentistas também envolvem a ciência, motivando importantes realizações nas ciências e na filosofia. A crítica à sociedade medieval, ao seu misticismo e estrema religiosidade, exigiu explicações baseadas em experimentos e observações, levando ao entendimento racional e objetivo dos fenômenos da natureza.
Os principais nomes do Renascimento Cultural e Científico foram: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei.
Galileu Galilei:
Nasceu em 15 de fevereiro de 1564. Na cidade de Pisa, Itália
Galileu foi um físico, matemático, astrônomo e filosofo italiano que teve um papel ímpar na Revolução Científica. Sua obra mais citada é uma das mais revolucionarias para a época na qual viveu, é a proposição da Teoria Heliocêntrica, que