renascimento
De
História
1 – RENASCIMENTO
SURGIMENTO: Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.
MECENAS:
Quem foram ?
Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.
Eles foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI).
A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançar o status de nobreza. Isso era obtido também com a compra dos títulos de nobreza.O ato de patrocinar e investir em arte e a cultura é conhecido como mecenato.
Principais mecenas da época do Renascimento Cultural:
- Lourenço de Medici (banqueiro italiano)
- Come de Medici (banqueiro e político italiano)
- Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão)
- Francisco I (rei da França)
ANTROPOCENTRISMO E TEOCENTRISMO: O teocentrismo surgido na Idade Media dá a teoria de que: Deus é o centro de tudo. Tudo era feito, criado e dirigindo por ele esse pensamento dominou o período que vigorava o feudalismo, e as pessoas eram totalmente voltadas para a igreja. Mas devido ao renascimento (período marcado por grandes mudanças na Idade Moderna) surge um novo modo de viver e pensar, o antropocentrismo, ele já dizia que o homem era o centro de tudo, o ser humano que era responsável por si mesmo, por sua evolução, por suas descobertas ele era o devido criador.
UNIVERSIDADES ITALIANAS:
ARTISTAS RENASCENTISTAS: PINTORES RENASCENTISTAS ITALIANOS
- Leonardo da Vinci
- Michelangelo
- Rafael Sanzio
- Sandro Botticelli