Renascimento
Trabalho de Filosofia
Renascimento Reformas Religiosas e Contra Reforma
Karine Souza e Maria Albia
Antropocentrismo
Recebe o nome de antropocentrismo a ideias surgidas na Europa no fim da Idade Média, que considerava o homem no centro do cosmo (mundo/ universo). O antropocentrismo sugere que o homem deve ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica.
Racionalismo
O racionalismo consiste em acreditar nas ideias inatas (Ideias puras e verdadeiras de uma pessoa) e no raciocínio lógico, através da razão. Forma de observar algo baseado na razão, e não na fé.
Florença – Berço do Renascimento Uma serie de condições favoreceram o inicio do renascimento em algumas cidades italianas, como e Florença, no século XV, e posteriormente Roma e Veneza, no século XVI. Havia na região muitos elementos preservados da antiguidade, como monumentos arquitetônicos e esculturas do antigo império Romano. Além disso, após a queda de Constantinopla (era uma das cidades mais importantes do mundo, ela funcionava como partes importantes do mundo, ela funcionava como ponte para rota que ligava a Ásia e a Europa por terra. Além de ser o principal porto que vinham e iam entre o mar mediterrâneo e o Mar Negro), muitos intelectuais bizantinos fugiram para cidades italianas, levando consigo textos da cultura clássica. Essa proximidade com as “fontes clássicas” favorecia as artistas e intelectuais que buscavam inspiração na cultura greco – romana. Algumas cidades italianas tinham um comércio movimentado e competitivo. As mais poderosas famílias exerciam o mecenato, patrocinando artistas e intelectuais sintonizados com os valores que eles estavam construindo. Constituem exemplos dessas famílias os Médices de Florença, e os Sforzas de Milão. A burguesia como grupo social menos tradicional, buscou a promoção social através da arte e forneceu o apoio financeiro aos artistas e pensadores. Também foram considerados