fisica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TURMA: EC2NA
PAULO ROGÉRIO SIDÔNIO MENDES
JEVERSON BECHIR
RODRIGO LOBATO
Experiências de Física
Relatório Final
2014
RELATÓRIO FINAL DAS EXPERIÊNCIAIS
Através das experiências realizadas no laboratório de eletromagnetismo, vimos que em um condutor eletrizado, as cargas tendem a distribuir-se de tal modo a haver um acumulo maior nas regiões de maior curvatura, nas pontas e se a curvatura ou pontas for muito grande, o acumulo será tal, que pode ocorrer uma fuga ou escape de cargas elétricas que ocorrem em forma de vento que em alguns casos ioniza o ar aparecendo sob a forma de pequena chama azulada.
No experimento utilizando duas placas paralelas conectadas ao gerador de Van der Graaf e entre eles uma vela. Com a máquina em operação, a placa paralela do condutor fica com excesso de cargas positivas (falta de elétrons). Logo com o passar do tempo, o campo elétrico adquire intensidade suficiente para ionizar moléculas de ar; a ionização forma um "plasma" ao redor da placa, ou seja, um "mar" de elétrons (-) e íons (+) de moléculas de ar.
A ponta positiva atrai estes elétrons e repele os respectivos íons (+) de moléculas de ar; repelidos estes íons (+) movem-se contra a chama da vela, formando "um vento" que "assopra" a chama, fazendo-a tombar no sentido oposto ao da ponta.
No segundo experimento conseguimos visualizar com clareza a formação do campo elétrico pelas linhas formadas pelo campo elétrico gerado. Nota-se que as linhas de forças são sempre perpendiculares as superfície dos eletrodos, pois as linhas demonstram o trajeto do campo elétrico, constatando-se assim a existência do campo elétrico com o auxilio de serragens e óleo de rícino. O poder das pontas é a forma como é chamado o princípio físico que rege o funcionamento de alguns objetos do nosso cotidiano, como