Renascimento
Este trabalho tem como objetivo principal informar sobre as fases do renascimento cultural, questões bem esclarecidas sobre a reforma protestante, e o que foi a revolução inglesa; podendo assim nos dar uma ideia melhor sobre o que foram e o que aconteceram nesses grandes fatos históricos.
O Renascimento foi, um movimento cultural que surgiu na Itália no século XV e que, além de se inspirar na Antiguidade Clássica, procurou valorizar o Homem e a própria Natureza. O Homem do Renascimento procurou ser completo em todos os aspectos: culto, conhecedor das artes e dominando os vários ramos do saber. O que melhor encarnou este perfil foi Leonardo da Vinci.
A Reforma Protestante foi uma das inúmeras reformas cristãs que aconteceram após a idade média, quando o povo começou a questionar o que era imposto pela igreja católica, que tomava atitudes consideradas insatisfatórias e que fugiam dos seus princípios iniciais, fazendo-a entrar em grande contradição.
A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 RENASCIMENTO CULTURAL.
Renascimento é o termo usado para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e inicio do século XVII. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e boa parte da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é