comunicação empresarial
Empreendedorismo Projeto Integrador
Matemática Aplicada ao Técnico
Modelos de Gestão
Tabela 3: Principais desafios organizacionais
DESAFIO (%)
1. Ampliação de mercados 57,0%
2. Redução de custos 39,8%
3. Reestruturações internas 29,6%
4. Diversificação de produtos e serviços 25,8%
5. Inovação tecnológica 25,3%
6. Foco em mercados específicos 24,7%
Fonte: Delphi RH 2010 – Tendências em Gestão de Pessoas (versão 2004)
Outro fator que contribui para a crescente preocupação com a mudança nas organizações são os altos índices de falhas em iniciativas estratégicas por processos de mudanças mal conduzidos. Tabela 2: Comparativo dos modelos de gestão de pessoas
Modelo
Fator
Modelos tradicionais Modelo competitivo
Foco Controle Desenvolvimento individual e organizacional Papel do colaborador Passivo – objeto do controle Ativo – responsável pelo seu desenvolvimento e da sua carreira
Papel do gerente Controlar Integrar
Papel da empresa Controle econômico e político das pessoas Suporte ao desenvolvimento das pessoas Fonte: Material de aula do Prof. José Antônio Monteiro Hipólito FIA/USP – 2007, adaptado pelos autores.
O modelo competitivo é assim denominado em função de dois fatores principais: o ambiente competitivo no qual atua e o foco no desenvolvimento de competências (Fischer, 2002).
Este relato sobre a evolução das organizações e dos modelos de gestão de pessoas mostra que para cada organização, inserida em seu respectivo contexto organizacional e social, existe um modelo de gestão de pessoas correspondente e coerente com as necessidades e os fatores condicionantes da época. Não existem modelos certos ou errados. Existem modelos adequados ou não adequados para uma organização que funciona em um contexto ambiental com fatores condicionantes externos e internos (Fischer, 2002).
2 OS NOVOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS