Renascimento apoio
INTRODUÇÃO
Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.
As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade. Platão, Aristóteles, Virgílio, Sêneca e outros autores greco-romanos começam a ser traduzidos e rapidamente difundidos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
01 - Conceito - Chamamos de Renascimento Cultural, um movimento artístico-científico de caráter urbano, nos séculos XIV e XV, na Europa.
02 - Características - antropocentrismo: o homem é o centro do universo; humanismo: valorização do ser humano; racionalismo: o homem é capaz de interpretar e conhecer a natureza; naturalismo: o homem deve voltar e valorizar a natureza; hedonismo: prazer individual como o único possível; neoplatonismo: busca uma "aproximação com Deus", por meio da interiorização da busca espiritual, acima de qualquer busca material. O Renascimento Cultural não foi, porém, uma simples cópia da cultura greco-romana, embora nela se inspirasse , mas uma adaptação desta cultura à cultura européia da época do Renascimento.
03 - Contraposição ao teocentrismo da Idade Média, embora as artes fossem influenciadas pela Igreja.
04 - Mecenas - eram as pessoas que financiavam e pagavam os artistas pelas obras de arte. Exs: comerciantes e papas. A maioria dos artistas do renascimento eram profissionais que viviam de suas atividades.
Os Valores
O movimento renascentista envolveu uma nova sociedade e portanto novas relações sociais em seu cotidiano. A vida urbana passou a implicar um novo