renascença italiana
CURSO DE MÚSICA
SOCIOLOGIA DA ARTE
MARIA DO NASCIMENTO SILVA COLVER
PAULO SANTOS
RENASCIMENTO ITALIANO
São Luís
2013
MARIA DO NASCIMENTO SILVA COLVER
PAULO SANTOS
RENASCIMENTO ITALIANO
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia da Arte, ministrada pela Pof. Risolange, do curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão, para obtenção de nota.
São Luís
2013
1 INTRODUÇÃO
O Renascimento Italiano, ocorreu na EUROPA entre o século XIV e século XVI, foi um período que marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, com grandes mudanças e conquistas culturais. Podemos dizer também que foi um período europeu de renovação e revigoramento cultural, principalmente no campo das artes.
Os artistas da época tiveram como modelo a Antiguidade Clássica e como base as mudanças socioeconômicas que assinalaram o início da época moderna.
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda era conhecida como mecenato, e tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.
Nesse período, o comércio desenvolveu-se mais na Península Itálica, dando origem a outros locais de produção artística. Cidades como Veneza,