Fisiologia
Acadêmica: Luana Denise Morisso
Turma: 2° Semestre
Disciplina: Fisiologia Humana I
Docente: Mse. Ully Pozzobom
Estudo das características especifica do corpo humano que fazem dele um ser vivo, o ser humano é um ser autônomo e um ser vivo. A Fisiologia é a ciência das funções e dos fenômenos normais dos seres vivos. É o estudo dos sistemas que controlam os processos da vida.
Começando pelas células, elas necessitam de um ajuda constante de energia para manter sua organização e funcionamento. Essa energia é obtida pela degradação de moléculas orgânicas do alimento. E essa energia é transferida para moléculas de uma substancia, que ira armazenar energia, o trifosfato que armazenara temporariamente energia na célula.
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que trabalhando de maneira integrada, desempenham junta, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos. E os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais como tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. A camada mais externa da pele reveste órgãos como a boca e o estômago. O tecido epitelial também forma as glândulas, estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam no nosso corpo certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, lágrima e suor.
As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo. E esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Também é subdividido em outros tipos de