Renan henrique oliveira santana
A Deus, pela minha existência e pela capacidade de amar tudo o que faço.
A todos os meus familiares, colegas e professores que, nas mais diversas situações, auxiliaram-me.
A inseminação artificial (IA) é um método de reprodução normal e, por isto mesmo, o termo "artificial" talvez não seja dos mais apropriados, uma vez que o material fecundado (sêmen) é natural, provindo de reprodutores masculinos. Somente a sua deposição nos órgãos genitais femininos é que é feita com a participação do homem e de instrumentos. Visando a melhor produção leiteira, os produtores pecuaristas estão cada vez mais aplicando fortunas para terem melhores animais e com maior produção de leite/dia, tendo como objetivo, a obtenção de maiores lucros.
Com o declínio da agricultura, a maioria dos pecuaristas e agricultores está recorrendo ao leite, pois é uma fonte de renda diária. Muitos desses pequenos produtores (em torno de 60.000) estão usando desse recurso para a própria subsistência.
Mas a maioria desses animais não apresenta o mínimo de qualidade genética, tendo como produção 7 l/dia. Esse dado é considerado extremamente baixo e, para melhorá-lo, há necessidade de boas inseminações que, muitas vezes, são consideradas caras. Ao fazer a inseminação artificial, pode-se escolher a raça do touro, sendo que esse pode corrigir os defeitos das fêmeas, nascendo assim uma terneira com boas formas estáticas, boa produção de leite e, principalmente, com a raça bem definida.
Esse trabalho trata da IA de gado bovino leiteiro, com vistas ao melhoramento genético, sendo que o primeiro capítulo faz uma abordagem geral sobre a IA. O segundo capítulo trata das técnicas de IA, preparo para a IA, horário de inseminar e discutem-se as vantagens econômicas, sanitárias e sociais da IA. Já o terceiro, aborda a composição do aparelho genital da vaca e seu ciclo estral. E, por último, o quarto capítulo que visa os