Remuneração estratégica
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
FORTALEZA
DEZEMBRO/2012
INTRODUÇÃO
Sabemos que atualmente as profundas transformações que as empresas vêm sofrendo exigem novos sistemas de remuneração. A questão central é transformar a visão usual da remuneração como fator de custo, para uma visão da remuneração como fator de aperfeiçoamento da organização, como impulsionador de processos de melhoria e aumento de competitividade.
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
A remuneração estratégica é uma ponte entre indivíduos e a nova realidade das organizações. Essa ponte se constrói de duas maneiras:
É preciso considerar todo contexto organizacional, levar em conta as grandes categorias que dão forma e conteúdo à empresa: a estratégia, a estrutura e o estilo gerencial. Gestão de cargas, salários e benefícios.
Além disso, a concepção de um sistema de remuneração estratégica parte não somente do que a empresa é hoje, mas também considera o que ela deseja ser amanhã, ou seja, sua visão de futuro.
À medida que os indivíduos passam a ser remunerados de acordo com o conjunto de fatores que afeta sua contribuição para o sucesso do negócio: as características pessoais, do cargo e o vínculo com a organização. Além das atividades e responsabilidades, o projeto de um sistema de remuneração estratégica também considera: conhecimentos, habilidades, competências, desempenho e resultados.
O sistema de remuneração estratégica é uma combinação equilibrada de diferentes formas de remuneração. A multiplicidade de modelos de remuneração tem crescido devido à necessidade de encontrar maneiras criativas de aumentar o vínculo entre as empresas e seus funcionários. As formas básicas, entretanto, mantêm-se as mesmas e podem ser classificadas em oito grandes grupos:
Remuneração funcional: ou tradicional, é determinada