Remediação MPE
O Sistema de Extração Multi-Fásica é um sistema de geração de vácuo, projetado para operar em diferentes cenários de contaminação de águas subterrâneas com extração de fase livre de hidrocarbonetos, fase dissolvida e vapores de compostos orgânicos em solo.
É composto por uma bomba de palheta de alta performance (Figura 1) para geração da pressão negativa, tanque de vácuo, caixa separadora óleo-água, bomba de transferência, reservatório para fase livre, filtro de carvão ativado para fase líquida e para a fase gasosa, além de painel lógico programável para gerenciamento do sistema. Um sistema de desligamento automático geral é acionado quando o reservatório de produto se enche, evitando o transbordamento do produto recuperado e garantindo a segurança do sistema.
Figura 1. Bomba de palheta (de vácuo) ao centro, à esquerda: filtro de carvão ativado para fase gasosa, à direita da bomba: caixa separadora óleo-água, à frente da bomba: filtro de carvão ativado para fase líquida.
A bomba de palheta que equipa o sistema gera pressão negativa no tanque de vácuo (Figura 2), o qual transmite esta pressão para os ramais de interligação até os pontos de extração (Figura 3). A pressão negativa aplicada aos tubos de sucção (não inclusos no sistema) faz com que a fase líquida (fase livre e fase dissolvida em água subterrânea) e os vapores de compostos orgânicos presentes no solo sejam encaminhados até o tanque de vácuo do sistema MPE.
Figura 2. Tanque de vácuo ao centro, à sua direita: filtro de carvão ativado para fase gasosa, à sua frente: bomba de transferência d’água.
Figura 3. Poço de extração com os tubos de sucção
A separação da fase líquida e da fase de vapores é feita no tanque de vácuo. A fase líquida é encaminhada para a caixa separadora Óleo/Água (Figura 4), acondicionada no reservatório de produto recuperado. O reservatório de produto recuperado é dotado de um sistema intrinsecamente seguro de