Aterro montovani
O Aterro Mantovani é considerado como a maior contaminação Industrial do Estado de São Paulo, localizado na Rodovia Campinas–Mogi Mirim, em Santo Antônio de Posse. Um depósito de resíduos sólidos industriais diversos e contaminantes, tais como metais pesados, borras oleosas, compostos orgânicos diversos, resíduos de destilação de solventes, sais inorgânicos, ácidos entre outros . No decorre dos anos foram registrados muitas reclamações da comunidade local sobre a constatação da contaminação das águas subterrâneas da área, em 1987, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental exigiu a paralisação das atividades deste empreendimento. Atualmente a fonte de contaminação ainda permanece no local e a exigência determinada pela CETESB ainda não se cumpriu em sua totalidade. Este perfil de atuação se constata em diversas áreas como direitos humanos, meio ambientes, resistência à lógica de exclusão do modelo de globalização. Nesse sentido, a crise ecológica global se converte num processo social na medida em que os impactos de agressões ao meio ambiente repercutem de forma interdependente em escala planetária.
Porque é importante discutir esse tema? O assistente social, é um dos mais diversos profissionais atuantes na esfera das políticas sociais possui a grande responsabilidade de adquirir uma ampla compreensão sobre as suas constituições e contradições, para que por meio do seu agir profissional, consiga fazer valer e avançar os direitos dos oprimidos em detrimento da opressão histórica imposta pelos opressores. Diante a esta problemática, a intenção é apontar as possibilidades de intervenção do Assistente Social favorecendo a atuação do profissional na prevenção das doenças advindas dos agentes contaminadores e propiciando o tratamento inerente as pessoas contaminadas.
Metodologia
Mediante o método de abordagem dedutivo, com procedimento funcionalista e caráter qualitativo foi possível elaborar este estudo de caso exploratório por meio de